top of page

A atividade política da arte no século XX

Atualizado: 25 de out. de 2023



Acredito que a História pode ser contada através da leitura artística do seu tempo, desde os antigos Estados Primários a Arte é um esteio social e político, uma manifestação que ganhou notoriedade na estrutura das Pólis Gregas, mas durante o Império Romano essa prática se tornou uma tarefa de Estado, a política do Pão e Circo ditou o ritmo da evolução do império. E essa prática se perpetuou como herança na firmação de comandar as massas.


As narrativas da arte produzidas no decorrer dos séculos sempre foram de motivação política, mas no século XX essas tendências se aperfeiçoaram e para os menos atentos se torna uma ação letal, a propaganda de massa foi efetiva para os comunistas e fascistas, nos anos pós guerra, mas foram os nazistas que fizeram uma produção artística voltada para a dominação com eficácia. Existia uma elite intelectual que tinha interesses na produção artística, e principalmente no processo educacional, voltado para a segunda guerra mundial.


No período pós segunda guerra os vencedores aliados, principalmente os estadunidenses usaram o mesmo método de produção de Artes no campo ideológico e cultural em suas produções, principalmente músicas e filmes. Esse movimento histórico pode ser identificado no filme "O dono do mundo" de Chaplin. Uma genial maneira de lermos a História com Arte.


83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page