top of page

O ideal mudancista, e o quadrilátero Cruls.


Missão Cruls 1892 - 1896 por Luigi Pedone
Missão Cruls 1892 - 1896 por Luigi Pedone

O Distrito Federal é uma invenção republicana, porém, não nasceu simplesmente de uma canetada, e pronto, o artigo terceiro apareceu na constituição de 1891.


A História da região demarcada pelo astrônomo belga, Lois Ferdinad Cruls, é muito mais antiga do que a ideia de república, nasce no cerne do período colonial, no momento em que surgem as primeiras vilas, e viu-se a necessidade de administrar melhor as pessoas e riquezas da região. Neste contexto nasceu o boletim “Correio Braziliense” em 1813, de José Hipólito da Costa, que alertava de seu exílio em Londres, sobre as benéfices da interiorização da capital, pela vulnerabilidade da costa brasileira, dando voz ao ideal mudancista.


Essa voz ecoou durante todo o período imperial, e culminou na na lei de 1891, quando o império já não existia. Cruls que estava no Brasil desde 1874, onde trabalhou até 1878 no observatório astronômico do Rio de Janeiro, sob a tutela do imperador D. Pedro II. Se uniria aos Florianistas em 1892 para a realização da famosa Comissão Exploradora do Planalto Central.


Foram percorridos 22.000 km, com 9 toneladas de equipamentos e mantimentos, para se realizar os estudos de solo e clima. A comissão exploradora, conhecida pelo nome de seu comandante o Astrônomo belga Luiz Cruls, que naquele momento já não tinha o forte sotaque francês, e estava brasileirado pelos tropeiros. A comissão saiu pela primeira vez do Rio de Janeiro em 1892, e voltou ao planalto para finalizar os estudos em 1896.

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page